03/10/2026
Da imagem, extraí a seguinte ideia:
Aparência não substitui a realidade.
À primeira vista, a fotografia pode parecer apenas uma garrafa e um copo. Mas há uma contradição deliberada: o recipiente sugere uma coisa, enquanto o conteúdo revela outra.
Para o académico de Direito, esta imagem pode servir como uma importante metáfora:
No Direito, assim como na vida, a aparência não deve substituir a realidade.
Um líquido colocado numa taça elegante não se transforma, por isso, em vinho. Da mesma forma, um indício que sustenta a suspeita de uma pessoa ter praticado um crime, sendo contra ela, aplicada a detenção e as medidas de coacção pessoal, pode mostrar-se insuficiente para que ela seja acusada ou pronunciada e, por conseguinte, condenada numa pena ou medida de segurança.
Como entender isto?
Os indícios (vestígios/sinais que ligam alguém à prática de um crime) podem classificar-se em fortes e suficientes.
Na esteira do Dr. Lázaro Baptista, diz-se indícios fortes, os factos ou vestígios razoáveis que justificam a suspeita de certa pessoa ter praticado uma infracção (crime, contravenção ou estado de perigosidade), sendo suficientes para que se lhe apliquem a detenção e as medidas de coacção pessoal. Vide art.º 249.º do Código de Processo Penal, doravante, CPPA.
Ainda na esteira do Dr. Lázaro Baptista, diz-se que o indício é suficiente, quando os factos ou vestígios são razoavelmente inquestionáveis ao ponto de se gerar um juízo de probabilidade de, por um lado, o arguido ter praticado uma infracção e, por outro lado, uma vez pronunciado, seja evidente que venha a ser condenado numa pena ou medida de segurança. Vide art.º 352.º, n.ºs 1 e 4, do CPPA.
Com vista a subsimirmos o acima exposto à realidade, consideremos o seguinte exemplo:
Cebola usou uma arma branca (faca) e desferiu um golpe ao Alho. Em seguida, o infractor colocou-se em fuga deixando a arma no local do crime. Gengibre presenciou o acto. Na tentativa de socorrer a vítima, acabou por borrar a sua camisola com o sangue desta, que não resistiu ao ferimento e desviveu no local. Naquele momento, chegou a Polícia e viu Gengibre com a camisola borrada de sangue, parado ao lado do cadáver e da arma.
Na supraexposta hipótese, os indícios são fortes ou suficientes?
São fortes. Deste modo, na fase da instrução preparatória, se provado que gengibre estava no local do crime a fim de prestar socorros à vítima, será este, nos termos do art.º 352.º, n.º 4, do CPPA, despronunciado pelo Juiz de Garantias, que é o órgão que dirige está fase do processo penal.
Sobre os actos a praticar e a autorizar pelo Juiz de Garantias, vide art.ºs 313.º e 314.º, ambos do CPPA.
CONCLUSÃO
Após o uso da lixívia poder-se-ia, em seguida, higienizar o recipiente e usá-lo para armazenar água para o consumo. Porém, apenas quem tivesse conhecimento prévio beberia.
A água representa o Gengibre, o recipiente de lixívia representa as circunstâncias a sua volta, cadáver, arma do crime, roupa ensanguentada.
Só acreditaria na inocência de Gengibre quem estivesse no local e no momento em que a acção foi praticada. O contrário, deverá ser provado mediante o exame da arma do crime, que consistirá em saber se esta contém ou não as digitais do Gengibre.
Há aqui uma lição particularmente importante para quem estuda Direito:
O jurista deve aprender a olhar para além da forma: examinar os factos, interpretar as normas, confrontar argumentos com a realidade e distinguir aquilo que parece ser daquilo que efectivamente é.
A fotografia poderia resumir-se numa pergunta que todo académico jurista deveria fazer diante de qualquer afirmação:
“O que estou a ver corresponde realmente ao que me estão a apresentar?”
Essa pergunta é pequena, mas pode estar na base de uma das maiores virtudes do jurista: o pensamento crítico.
Obrigado por dispensar a sua atenção ao meu pensamento.
Compartilhe o conteúdo e siga a minha página.
© Simão Daniel, 2026.